"Eu vos dou um novo mandamento"

"Eu vos dou um novo mandamento, Amai-vos uns aos outros!" (Jo 13,34).

Amando-nos uns aos outros, como Jesus nos amou, teremos um novo céu e uma nova terra. Essa é a proposta de Deus para nós. Deixemos que a vitória do Ressuscitado renove nosso coração, nossa mente, nossa vida. Que atravéz de nosso dinamismo missionário, o mundo glorifique o Pai e os homens possam reconheer que somos todos irmãos: discípulos de Jesus Cristo.

A palavra de Deus, quando acolhida, incomoda e desinstala. Ela tem o poder de renovar as pessoas. Quem se compromete com ela, supera seus caprichos e aprende a amar a todos, sem limite e sem medida, como Jesus. Jesus é a oferta de reconciliação que estende a paz e a salvação ao mundo inteiro.
_________________________________________________

O Anuncio do Amor se Identifica com o Anuncio da Ressurreição 

O tempo pascal segue os passos das primeiras comunidades cristãs, apresentando-nos suas dificuldades e, por conseguinte, seu processo de amadurecimento na fé em Cristo. Por isso o anuncio da Salvação, não pode camuflar a verdade, omitindo a realidade de sofrimento na qual os cristãos estão inseridos.

Universalidade do Anuncio Cristão

Desde o princípio, Paulo, após sua conversão, foi visto pelas comunidades como missionário. Com ele, a fé em Cristo ultrapassa os limites do judaísmo e vai ao encontro dos outros povos, classificados como pagãos/ gentios.

Tres aspectos fundamentais da missão se destacam na leitura dos Atos:(At 14,21b-27).

1. A missão visa ser anuncio de esperança para todos os povos, por isso apresenta sempre, um caráter universal;

2. O anuncio da fé na ressurreição não omite o enfrentamento com a realidade na qual se vive. Por isso, a missão visa, igualmente confirmar os irmãos na fé, tornando-os firmes na perseguição e sofrimento.

3. A missão pressupõe um reencontro com a comunidade que envia. As pessoas às quais se anuncia a Boa Nova, não são meros destinatários, totalmente passivos diante do anuncio. O modo como eles recebem e a maneira como incorporam o Evangelho em suas vidas tornam-se também anuncio para a comunidade já construída.

A Prática de Jesus é Anuncio da Salvação

O anuncio cristão pressupõe a consciência da onipresença de Cristo na comunidade. Tal anuncio não se faz de maneira mágica, extraordinária. Jesus manifesta a glória de Deus por sua coragem em enfrentar o fim e a morte, representadas pela traição de Judas. Este enfrentamento se dá por seu amor incondicional ao Pai e à humanidade.

Jesus, ao deixar o mandamento do amor, coloca-se como referência e ensina que a vivência do amor em comunidade é a forma privilegiada de continuar sua presença entre nós e fundamento da fé na ressureição.

A Prática do Amor antecipa a Eternidade

O novo céu e a nova terra, portanto, não se colocam como uma fantasia ou fruto de alucinação. Embora refiram-se à eternidade, aos moldes do anuncio do profeta Isaias, indicam uma estreita ligação entre a vivência do amor e a salvação. O amor é a expressão viva da fé em Cristo e antecipa no presente, pela prática das pessoas que o vivem, a realidade a ser plenamente desfrutada no encontro definitivo com Deus. Pelo amor, vivemos já a eternidade no temporal e isto é anuncio da ressurreição.

_________________________
Pe. Marcelo C. Araujo, C.Ss.R.

Publicação do semanário liturgico - ano XLIII- nº 22 - 28.04.2013-ano C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para ser usado com responsabilidade. Digite aqui alguma pergunta ao autor ou o que tem a dizer sobre o livro Um Novo Amanhecer .